Dois Passaportes

Experiências de imigração,  Morar em Portugal

Experiência de imigrar para Portugal

Planejamento, Sonhos e uma Nova Vida

Desde muito cedo, sempre fui uma pessoa que gostava de manter tudo sob controle, principalmente quando o assunto era finanças. Ao longo dos anos, fui guardando dinheiro com cuidado, sabendo que um dia essa reserva me ajudaria a realizar algo significativo. E esse dia chegou quando, após concluir minha graduação em Engenharia Civil, surgiu a oportunidade de imigrar para Portugal para fazer um mestrado, mais precisamento no Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

Apresentação do TCC no curso de Eng. Civil, ainda no período de pandemia.

Portanto, quando essa chance apareceu, não precisei pensar duas vezes. Estudar no exterior sempre foi um sonho, e Portugal me parecia o lugar perfeito para continuar meus estudos e, ao mesmo tempo, realizar outro desejo: conhecer novos países e culturas.

Tomada de decisão e planejamento

Com a decisão tomada, sabia que precisaria de um planejamento detalhado para imigrar para Portugal. Como a carga horária do mestrado seria intensa, e queria focar 100% nos estudos, isso significava que eu precisava calcular exatamente quanto seria necessário para viver em Portugal por um ano sem precisar de uma fonte de renda extra. Então, comecei a pesquisar onde iria morar, os custos envolvidos com aluguel, alimentação, transporte e todas as outras despesas que poderia ter. Sabia que precisaria ajustar meu estilo de vida e abrir mão de alguns confortos, mas em nenhum momento isso me desanimou.

Na época eu tinha um dinheiro guardado de quando fiz estágio durante a faculdade, recebia cerca de mil reais por mês (que parecia um tesouro), e logo depois consegui uma oportunidade melhor onde recebia cerca de R$1500, no qual também sempre guardei parte do valor. Embora não fosse um valor tão alto, eu sempre tive muita responsabilidade financeira e, como filosofia sigo: nunca gastar mais do que ganho.

Essa mentalidade me ajudou a manter minhas finanças em ordem, mesmo com um salário limitado. E poupar me ajudou a conseguir planejar e conseguir realizar o sonho de estudar/morar fora.

Além disso, contei com o apoio fundamental dos meus pais, que garantiam o básico para mim. Mas, desde o começo, estava muito claro na minha mente que eu precisava, gradualmente, reduzir os custos que eles tinham comigo. Cada centavo economizado, cada gasto evitado, era uma forma de mostrar minha gratidão e independência crescente.

Preparativos e partida

Em seguida, comecei a organizar toda a documentação necessária, com bastante antecedência para que desse tudo certo. Primeiro, tratei de obter meu passaporte e dei entrada no visto de estudo, que era essencial. Cada etapa desse processo exigiu paciência e muito planejamento, mas a ideia de viver essa experiência única me motivava. O mais importante foi o apoio dos meus pais, que sempre estiveram ao meu lado e apoiaram completamente minha decisão. Eles entendiam que eu estaria longe, mas sabiam que era por um motivo maior, algo que poderia transformar minha vida.

Finalmente, quando tudo estava pronto, embarquei para Portugal com o coração cheio de expectativas e a certeza de que estava no caminho certo.

Pronto para decolar. Horas antes do embarque.

A vida em Portugal

Chegar a Portugal foi como entrar em um novo mundo. Além dos desafios acadêmicos, estou descobrindo um país rico em história, cultura e pessoas incríveis. Cada dia aqui é uma nova aventura, e a sensação de estar realizando um sonho é algo indescritível.

Primeira colheita de uva.

Olhando para trás e para o futuro

Olho para trás e vejo que todo o esforço de imigrar para Portugal valeu a pena. Com o apoio dos meus pais e a organização que sempre tive, consegui dar o primeiro passo em direção a um futuro que sempre desejei. Portugal já está me proporcionando experiências maravilhosas, e sei que muitas outras estão por vir. Essa jornada ainda está só começando, e eu mal posso esperar para ver o que mais o destino me reserva.

Quer saber mais sobre como foi minha jornada profissional ou tem dúvidas sobre como administrar suas finanças no início de carreira? Deixe sua pergunta nos comentários! Vou adorar compartilhar mais detalhes e trocar experiências com vocês. Nos vemos nos próximos posts!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *